Convocatoria Valença do Minho 2023, 25 de Março 2023



Caros:

A IRMANDADE DOS VINHOS GALEGOS pregoa sua alegria pola chegada da Primavera, que segundo os astrónomos já nos chegou o primeiros de este mês de março, mas que para os mais tradicionais imos aguardar a recebe la, como sempre, o 21 de este mês. Por isso, por tradição, porque consta nos estatutos e porque nos da mais tempo a prepara-lo, escolhemos a data habitual que é o sábado seguinte ao 21 de março, no equinócio de primavera, junho no solstício de verão, setembro no equinócio de outono e por livre o solstício de inverno que celebramos em novembro porque a castanha se adianta ao solstício.

E agora atende de, que o Supremo Sanedrim superou todo tipo de eivas e já resolveu sobre datas, lugares, vinhos e viandas em reunião do 28 de fevereiro, decidindo que neste limite entre a época fria e a alegre não queremos fronteiras e imos celebrar nossa primeira reunião do ano sobre o rio Minho, nesta ocasião precisamente na região do Minho, onde o mesmo povo se continua; tomando o

ACORDO de CONVOCAR

a todos os Irmandinhos e também aos Confrades do Vinho Verde para que participem com nos no GRANDE CAPITULO DO EQUINOCIO DE PRIMAVERA que havemos celebrar o DIA VINTECINCO DE ESTE MÊS DE MARÇO NA POUSADA DE SANTO TEOTONIO EM VALENÇA DO MINHO. No que gostaríamos de contar com as outras confrarias enófilas e enogastronómicas de aquém e alem Minho, designadamente a Panela ao Lume de tão longa tradição com esta Irmandade. O evento, como já é habitual, distribuir-se-á do seguinte modo:

Referirmo-nos sempre a hora espanhola, polo tanto será uma hora menos em Portugal

Até as 12 horas, chegada a Valença do Minho e receção da Pousada de Sto. Teotónio, dentro do castelo.
12 h. CATA comentada de dous vinhos brancos e um tinto da Galiza e um branco e outro tinto da região do Vinho Verde. Os galegos brancos som “Celme da Pena Bicada”, D.O.Ribeiro, e “Eido da Fonte”, D.O. Rias Baixas e o tinto “Eido da Fonte”, polivarietal D.O.Rias Baixas (Condado). A Confraria do Vinho Verde fará sua proposta que vos comunicaremos.
13’30 h. CAPELA DA MISERICORDIA (gentilmente cedido pela Santa Casa da Misericórdia de Valença), na frente da Pousada, onde se celebrará a entronização dos novos irmandinhos, palavras do Grande Mestre da Confraria do Vinho Verde e do Preboste da Irmandade dos Vinhos Galegos e ladainha polos irmandinhos no alem.
14 h. APERITIVO, segundo o tempo, no terraço ou bar, consistente em: espetadinha de camarão, bolinhos de bacalhau, rissóis de marisco, filetinhos de pescada, croquetes de vitela, rissóis de carne, chouriça de cebola com broa, chouriço de carne e melão com presunto. Águas, sumos, refrigerantes e vinho branco e tinto Señorio de Rubiós.
15 h. ALMOÇO no comedor panorâmico da Pousada, com a seguinte ementa: Pão variado manteiga, Caldo Verde, Bacalhau assado no forno (no seu caso para quem não goste do bacalhau, e avisando na chegada, Filete de Robalo, Cabrito estufado ou Bífe á Portuguesa), e Borrachinhos de Valença e vinho de Porto. Águas, sumos, refrigerantes e vinhos branco e tinto de Señorio de Rubiós. Café ou chá. Risa e conversa.

Este Sanedrim vos aguarda, caros irmandinhos e caros confrades do Vinho Verde e as outras confrarias que nos honrem com sua assistência, ás 12 h. (13 h.) como hora tope na Pousada de Sto. Teotónio, em Valença do Minho, pedindo sempre o favor de se apontar, por este mesmo conduto, antes do dia 21 e já vos anuncia que o preço será de 50 €/pessoa.

As mais carinhosas sudações báquicas e dionisíacas de este vosso amigo que aguarda impaciente abraçar-vos pessoalmente

Nemésio Barxa.- Preboste da Irmandade dos Vinhos Galegos.
Galiza. Março do 2.023