Xuntança Valdeorras, 22 de Junho de 2019
Caros Irmandinhos, caros confrades da Confraria do Vinho Verde, Confrades e Confrarias amigas enófilas e enogastronómicas de aquém e além Minho, cumprimentando a encomenda que me fai o Supremo Sanedrim de esta benéfica, cumpridora, disposta, sacrificada, leal, etc. Irmandade dos Vinhos Galegos
FAGO SABER
A todos os que este escrito virem, lerem, encoitarem ou tivessem noticia, que CONVOCASE CAPÍTULO CORRESPONDENTE AO SOLSTICIO DE VERÃO A CELEBRAR NO BARCO DE VALDEORRAS O DIA 22 DE JUNHO.
Advertindo que não respondemos que haja (mais bem não) brisa marina por muito barco que nos acolha. Mas garantimos que nos acolherá o frescor do Pazo do Castro, onde nos reuniremos em distendida e interessante concórdia com nos mesmos, com os vinhos que cataremos e viandas que degustaremos. Importante destacar que a eleição de Valdeorras como destino desta nossa reunião adiantou-se a este solstício por circunstancias das que já vos dimos conta na pre-convocatoria; aproveitamos também a proximidade da comarca do Bierzo para intentar algum contato com a D.O. e algum colheiteiro de aquela zona, além do próprio Valdeorras.
O Capítulo discorrerá pelos canles habituais, nas instalações do PAZO DO CASTRO., onde nos iremos achegado nas proximidades das 12 horas para seguidamente:
= Ás 12 horas comenzar a cata comentada de três vinhos brancos e mais três vinhos tintos, designadamente os seguintes:
Brancos:
- do Rosal (subzona D.O.Rias Baixas), “Baenis”, das Adegas do Vimbio.
- do Ribeiro, “Ollos de Roque”, da Fazenda Agrícola Augalevada.
- de Valdeorras, “Valdesil sobre lias” de Adegas Valdesil.
Tintos:
- da Ribeira Sacra, “Pradio”, da Adega Pradio.
- de Valdeorras, “Via XVIII” de Adegas Viña Somoza.
- do Bierzo, “Pitacum Auria” carvalho francês 14 meses, de adegas Terras Gauda.
= Por volta das 13’30 h., aperitivo consistente em:
1 Piçarra de embutidos do Bierzo; 2.colherinha de mexilhão escabechado caseiro: 3. Brochete de San Simón e uva tinta; 4. Croquetes caseiras de jamón ibérico; 5.pincho de Raxo com pimento vermelho;
= Ás 14’30 h. na capela do Pazo entronização de novos irmandinhos e ladainha por nossos irmandinhos no além.
= Ás 15 h. Almoço consistente em:
1. Vieiras ao forno com langostinos, grelo e jamón ibérico.
2. Cabrito de leite ao forno com pataca padeira e ensalada de folhas
3. Filhoa recheia de crema e frutas.
Vinhos para o aperitivo e almoço, branco (godelho) e tinto (mencia) de D.O. Valdeorras; aguas, cafés e licores.
E como sempre festa se houvesse música e, em todo caso, sobremesa tranquila, demorada e com abundante conversa. Logo cada moucho á sua oliveira.
Poderia ser interessante fretar algum autocarro que nos facilitasse os deslocamentos. Seria bom que com vossas confirmações de assistência nos indiques preferencias de viajar pola vossa conta ou bem em autobus, para assim ver a conveniência, ou não, de alugar o ou os autocarros. Como sempre, anotai-vos se é possível, já. Contestando a este correio.
Como sempre: irmandadedosvinhosgalegos@gmail.com, Nemesio Barxa (988228420), José Manuel Anguiano (686964053) ou Angel Pascual (636990336).
Junho do 2019
Saudos báquicos e dionisíacos de
Nemésio Barxa
Preboste da Irmandade dos vinhos galegos.