PAÇO DE TOUBES, 21 de Setembro de 2019

Caros irmandinhos, caros confrades das Confrarias enófilas e eno-gastronómicas amigas, de aquém e além rio Minho

A IRMANDADE DOS VINHOS GALEGOS convoca seu CAPÍTULO DO EQUINOCIO DE OUTONO, A CELEBRAR NO PAZO DE TOUBES (Cenlle-Ourense-Galiza) O DIA 21 DO CORRENTE MÊS DE SETEMBRO.

Pedimos desculpas polo retraso na convocatória oficial, mas já conhecias de antemão data e lugar e só faltavam os detalhes que seguidamente se comunicam:

Como sempre

Até as 12 horas chegada dos assistentes ao Pazo (preferivelmente tomar a A-52, autovia da Rias Baixas, e abandona-la na saída a Ribadavia, tomar direção Leiro- O Carballiño, OU-211, imediato a Leiro tomar a saída ao Mosteiro de Sam Clodio á direita, passar o mosteiro e seguir direção Riobó até o Pazo; para os que venham de Compostela ou A Corunha, abandonar a VG a Ourense na saída a Carballiño, apanhar a estrada a Ribadavia e chegado a Leiro o mesmo caminho anterior). 12 horas, pretendemos começar a cata comentada na Sala de Catas do Pazo

Havemos catar os seguintes três brancos e três tintos, todos da D-O- Ribeiro:

- Brancos:
1. “Verbos Inventados”, de Adega Terras de Leiro, do ano 2.018, castes Treixadura, godelho e Loureira, 12’5º, Baco de Ouro da Union Española de Catadores.
2. ”Olleros Lorenzo”, da adega Avelina Cougil, em Puga, colheita do 2.017, 13º e as castes treixadura, albariño e loureira.
3. “Toubes”, da adega Pazo de Toubes, colheita do 2.017, 12’5º e castes treixadura, albariño e Loureira. Havemos visitar a vinha magnificamente preparada onde provavelmente fiquem ainda os acios no seu esplendor.

- Tintos:
1. “Alberte tinto”, de adegas Nairoa, da Arnoia, mencia e cainho longo em elaboração tradicional, considerado o melhor tinto na Gala do ano atual da D.O. Ribeiro.
2. “O Alborexar do Ribeiro”, da adega em Castrelo de Minho do colheiteiro Alexandro Montero, colheira do 2.017, castes Brancelhao, Sousom, Cainho tinto e Ferrón.
3. “Beade Orixe” da adega A Portela de Beade, ano 2.016 e castes Mencia, Cainho longo e Sousom.

Imaginativa e interessante seleção de vinhos que confiamos dará para muito comentário.

13’30 h. Havemos passar ao Lagar do Pazo, onde lembraremos, como sempre, a nossos irmandinhos no além. De momento não há investimento solicitado.

Mas no reconhecimento aos que aportarem ou enriquecerem o acervo identitario da Irmandade, rendermos homenagem a nosso irmandinho CARLOS DIAZ MARTÍNEZ, desenhador dos bastões da Irmandade e mais autor do bastão do Preboste, como também editor do poemario de Manuel Maria, Terra Chá, para a Irmandade, com o que agasalhamos a todos os confrades e aos novos entronizados.

14 h. no alpendre coberto do Pazo, aperitivo, consistente em: Mesa de queijos galegos e internacionães; Jamón (presunto) ibérico ao corte; saquinhos “crujientes” de cogumelos de temporada, zamburrinhas gratinadas com ali-oli. Com vinhos branco Toubes e tinto Codos de Larouco (D.O. Valdeorras)

15 h. ou mais ou menos .Competente almoço no Salão de eventos do Pazo, em mesa imperial, consistente em:
1. Fabas de Lourenza com ameijoas de Carril.
2. Jarrete de vitela estofado com patacas e micro verdurinhas.
3. Bica amanteigada com sopa de chocolate branco e gelado de canela.

Vinhos Branco Toubes (D.O.Ribeiro) e tinto Codos de Larouco (D.O. Valdeorras).

Haverá música de acordeão, por conta do nosso Secretario inquestionável e guitarras. Se falharem cantaremos a capela.

Como sempre: Chamardes ou escreverdes, mas facelo já. Ao receber esta convocatória dá dê-lhe ao botão de resposta, simplesmente SIM. Por se esquecestes: Irmandade, irmandadedosvinhosgalegos@gmail.com, Nemésio 988228420 ou nemebarxa@barxadvogadios.gal, Anguiano 686964053 ou jmfanguiano@gmail.com, Angel 636990336 ou apascual@advgrupo.com.

Confiamos em abraçar-vos fisicamente o dia 21 e mentras tanto um abraço virtual de este vosso

Nemésio Barxa.- Preboste da irmandade dos vinhos galegos.