Convocatoria Festa da Castanha 2022, 12 de Novembro 2022



O SUPREMO SANEDRIM DA IRMANDADE DOS VINHOS GALEGOS CONVOCA a todos seus Irmandinhos e todos eles CONVIDAM as confrarias vinícolas de aquém e alem Minho (muito especialmente á gemeada Confraria do Vinho Verde) e ás enogastronómicas amigas (nomeadamente á Panela ao Lume) e a todos aqueles amantes do vinho (naturalmente bom, pois só o bom é vinho) que esta convocatória viram, AO CAPITULO DE INVERNO, FESTA DA CASTANHA que anualmente polo SanMartiño celebra na honra da castanha, que se há realizar NO MOSTEIRO DE SANTO ESTEVO (Parador de Turismo) O DIA 12 (DOZE) DE NOVEMBRO DE 2022.

FESTA á que de inicio contribui a Natureza com suas carvalheiras, castinheiros e enclave do Mosteiro em meio de montanhas, rios e paisagem viçoso e a Arte com a multidão de igrejas românicas da Ribeira Sacra e designadamente o mesmo Mosteiro com seu claustros, no interior de edifício sem par.

Pois a todo esto que a Natureza e o Arte nos dão nos acrescentamos a sempre agradável e prazenteira possibilidade do reencontro, nesta ocasião singular com familiares e amigos que disfrutem e nos ajudem a disfrutar de uma reunião na que se ensalza a amizade e o companheirismo e, desde logo, o vinho e a castanha para o que temos preparado:

Entre 11’30 h. e 12 h., chegada ao Parador, retirada das invitações (prévio pago do seu importe) e os saudos entre os que chegam e os chegados. 12. h. CATA COMENTADA dos seguintes vinhos, elegidos polo Comité de Cata do Sanedrim: Brancos; Almalarga Barrica 2019, godelho, D.O. Ribeira Sacra (Panton-Pombeiro), da adega “Alma das donas”. Eduardo Peña.- trajadura, alvarinho, godelho, lado e loureira, colheita 2.019. D.O. Ribeiro. Adega Eduardo Peña. Tintos: Boas Vides 2019, comarca Ribeiro (Cenlle).- carabunheira, brancelhao, cainho longo, garnacha e zamarrica. Adega Antonio Míguez Amil. Vilerma tinto, D.O. Ribeiro. - Sousão, brancelhao, cainho, ferrom e tempranillo, da adega Vilerma. Sara Peña, D.O. Ribeiro, - sousão, cainho e brancelhao.- Adega Eduardo Peña. Rectoral de Gundivós Adobe Tinto, D.O. Ribeira Sacra. - brancelhao, garnacha, mencia.- Adega Rectoral de Gundivós. 13’30 h. IN AETERNUM. Lembrança e entronização, na igreja do Parador. 14 h. APERITIVO E MAGUSTO no Claustro dos Bispos, a base de 1. Croquetes de cozido galego; 2. Empanada de farinha de castanhas com chocos e níscaros. 3. Távoa de queijos galegos de vaca, de cabra e de ovelha. 4. O fantástico magusto de castanhas assadas em vivo e em direto. Bem regado com vinho branco “A Coroa” e tinto “Viñaredo”. 15 h. para degusto palatino e por se fizera falta tapar buracos no estômago, ALMOÇO no Restaurante dos Abades, com a seguinte ementa: 1. Caldo de feijões com morro de porco, orelhas, lacon, patacas e castanhas. - 2. Perdiz (que uma vez ao ano não faz dano) guisada com puré de pataca e castanhas e pimentos assados. - 3. Ananás ao rom com gelado de coco. - Vinhos brancos “A Coroa” e tintos “Viñaredo”. Cafés. Transgressora QUEIMADA espectral com esconjuro.

Conversa, cânticos, música (se quadra) e despedidas ou ficar para despois.

NOTA IMPORTANTE: Já saberdes que nesta convocatória não só nos reconhecemos senão que também conhecemos aos amigos e familiares dos nossos irmandinhos. Convém que vos anotedes com premura indicando o número de pessoas que vos acompanham. Poderdes reenviar já ao c.e. da Irmandade ou escrever de contado.

Também para aqueles que se atopem em condições e com vontade de ser entronizados, que o comuniquem de imediato para tomar as medidas precisas, entre elas a capa, chapéu e medalha.

E como sempre este Preboste vos traslada, por encomenda do Sanedrim, a boa nova, impaciente por encontrar-se com todos vos e dar-vos fisicamente o abraço que agora vos envia “polo aire”

Nemésio Barxa.- Preboste da Irmandade dos Vinhos Galegos.