Festa da Castanha, 25 de Novembro de 2017

Não foi este ano de castanhas. Mas nos imos celebrar, como sempre, por todo o alto este fruto (fruta?) ancestral que tirou a fame a muitos de nossos antepasados.
E ímolo celebrar, naturalmente, com vinho, outro alimento consubstancial na Galiza.
Por todo isso o SANEDRIM de esta imprescindivel Irmandade dos Vinhos Galegos artelhou data, lugar e contido para venerar ambos produtos e proporcionar um dia de lecer para todos os irmandinhos, familiares e convidados na tradicional e aberta Juntança com Moças e CONVOCA:

REUNIÃO CAPITULAR DA FESTA DA CASTANHA, SOLSTICIO (adiantado) DE INVERNO a celebrar o DIA VINTECINCO DE NOVEMBRO NO PARADOR/MOSTEIRO DE SANTO ESTEVO DE RIBAS DE SIL.

Elaborouse o seguinte PROGRAMA:

11’30 a 12 h. Chegada a recebimento no Claustro da Portaria ou Grande ou dos Cavaleiros, de estilo renacentista. Recolhida de acreditação para os actos do dia.
12 h. No Salon dos Reis procederemos a celebrar uma CATA COMENTADA de tres vinhos brancos e tres tintos, designadamente:
Brancos:
- “Quinta da Peza”, godelho monovarietal da adega Quinta da Peza, da Rua.
- “Finca trasdairelas”, godelho da adega Joaquin Rebolledo, D.O.Valdeorras.
- “Treixadura Vendima Tardia”, da adega Ramon do Casar, D.O. Ribeiro.
Tintos:
- “Tinto Serie Oro”, mencia da adega Quinta da Peza, A Rua, D.O. Valdeorras.
- “Lomas de Fontei”, mencia, souson e arauxa, da adega de Joaquin Rebolledo.
- “Algueira pizarra”, maioritara a mencia, da adega Algueira, D.O. Ribeira Sacra.
13’15 h. Na igreja, juramento de novos irmandinhos e lembranza dos que causarom baixa involuntaria para que participem desde o alem.
13’45 h. No Claustro dos Bispos, románico e gótico, celebraremos o consuetudinario magusto de castanhas asadas em vivo e directo e o tambem tradicional aperitivo conformado nesta ocasião por 1. empanada de farinha de castañas com lombo de cervo; 2. croquetas de jamón; 3. Variado de queijos artesanais.
14’30 h. No comedor panorámico, almoço com a seguinte ementa: 1. Potagem de castanhas, boletus e verduras.- 2. Carrilhera estofada ao vinho tinto de amandi e revolcona de castanhas.- 3. Mouse de limão com castanha em almibar.
De remate cafés e queimada com o ritual das fadas.
E sempre o complemento de música e canções em vivo e directo de nossos irmandinhos.

Tanto no magusto como na comida os vinhos serán branco godelho e tinto mencia da adega de Joaquín Rebolledo. As castanhas para toda a comida (cem kgs.) e a farinha de castanhas (9 kgs.) para as empanadas e bolas de pan graciosamente forom doadas polo nosso Síndico José Manuel F. Anguiano (obrigados Anguiano) e mercede a seu agasalho podemos manter este ano o mesmo preço do anterior, polo que despachamos com 50 € per cápita, de pagamento na recepção do Parador ao recolher a acreditação.

No Parador temos bloqueados dez quartos por se algem decidira pernoctar, que poderiamos ampliar se houvese mais demanda. De momento ja há seis comprometidos em firme. Para reservas chamade ao 988228420 (Nemésio) ou bem ao proprio Parador.

Não gostamos de pôr prazos para inscreverse, mas como sempre muito agradeceriamos que nos comunicasedes quanto antes vossa decissão por motivos de logistica.

Vinde com tino e marchade embora e sosegadamente.

De todo o que eu vos dou conta ao tempo que conto com voçes, e mentras o abraço sempre irmão, báquico e dionisiaco de

Nemésio Barxa.
Preboste da Irmandade dos Vinhos Galegos.