CONVOCATORIA DEFINITIVA FESTA DA CASTANHA

Caros Irmandinhos e todas as confrarias e confrades amigos de aquem e alem Minho que me leades, escoitedes ou atendades SABEDE QUE:

De Ordem e mandato dos nossos Roi Xordo e Secretario Perpétuo, por medio de este  escrito VENHO A CONVOCAR a esta nossa aguerrida, destemida, intrépida, bizarra e  arrogante Irmandade e ás igualmente indispensaveis, esenciaes e necessarias Confrarias amigas que nos venhem acompanhando desde nosso nascimento, á GRANDE FESTA ANUAL DA CASTANHA (com MOZAS como gostava dizer Pepe Posada), que vai polo não sei quantos aniversario e que nos permite confraternizar com todos nossos amigos e familiares numa fermosa homenagem não só ao vinho (que ja de só por sim justifica a reunião) senom tambem á castanha que tanta fame resolveu aos nossos antergos.

Segundo vos temos anunciado em anteriores comunicados a data escolhida (sempre sábado mais próximo ao São Martinho Dumiense) é a de NOVE DE NOVEMBRO, como ja é tradicional no MOSTERIO DE SANTO ESTEVO DE RIBAS DE SIL Pelas DOZE HORAS reuniremonos no claustro do Convento, onde vos e nos receberemos em alegre e falangueiro ánimo, a todos os assistentes, irmadinhos, confrades de outras confarias e acompanhantes; na recepção do Parador cada assistente recolherá sua acreditação previo pago da módica quantia de 50 € per capita.

Reunidos todos, comenzaremos por uma CATA COMENTADA numa das Salas do Covento. Serám tres vinhos brancos, da Ribeira Sacra, Ribeiro e Rias Baixas, e cuatro tintos, da zona ourensana da Ribeira Sacra, na que celebramos o evento. 

Superada a prova dos vinhos, passaremos á segunda parte da festa, a castanha (sem abandonar o vinho); no Claustro dos Bispos tera lugar o GRANDE MAGUSTO, com abundancia de todo, especialmente castanhas, mas tambem empanada, croquetas,  chourizos e outras petiscadas.

Rematado, Procesão tras o estandarte até a igreja, cantando o hino da Irmandade. Calculamos que sobre as 14 horas, na Igreja procederase do seguinte modo:

1. Agradecementos á assistêmncia de confrarias que nos acompanhem.
2. Lembranza homenagem a Pepe Posada com assistência da sua familia.
3. Entronização de novos irmandinhos, superado o periodo de catecumenado.
4. Lembraza dos irmandinhos no alem.

Seguidamente, confiando em que ja tenham chegado os convidados procedentes de Ucrania e Japón, pasaremos ao COMEDOR PANORÁMICO do Mosteiro para degustar o seguinte menú:

1. Pote Galego com castanhas.
2. Carne (jarrete ou carrilhera) com guarnição de cogumelos e castanhas com molho ao gosto.
3. Sobremesa de filhoas recheas de biscuit com mirabeles.
4. Cafes, licores e queimada.

Os cánticos podem comezar a partir da sobremesa, sempre em primeiro lugar o "miudinho". 

No Parador faram preço especial aos irmandinhos ou confrrades de outras Confrarias e acompanhantes que desejem pernoctar. Ao facer a reserva é conveniente manifestar que é participante do evento.

Para ir ao Mosteiro aconselhamos chegar a Ourense, apanhar a estrada a Trives, C-536, até uma rotunda, passado o embalse e povo de Cachamuinha, (aprox. PK 8) á esquerda (figura sinalado o Parador) direcção Luintra pola OU-508, em Luintra rotunda, 2ª saida a direita., continuar pela 508 até entronque com a OU-504 que leva directamente ao Parador. Para reservas ou informação relacionada com o Parador: Parador de Santo Estevo (Luintra-Ourense). tlf. 988.010.110, fax 988.010.111.

Muito especial solicitude: p.f., apontadevos no prazo mais breve, pois temos que concretar com o Parador número de assistentes. Deveriamos ter a listagem de assistentes completa como tope no día 7 de novembro.

Ficaremos todos muito complacidos de coincidir no nosso grande capítulo, na confianza de poder abraçãrvos a todos, despídese este tambem agora sufrido Preboste

Nemésio Barxa.