Convocatoria Cambados 2024, 23 de Março 2024



Caros Irmandinhos:

Ja temos aqui a Primavera, a tiro de quinze dias. A nossa, a astronómica que é a mais seria e tradicional, a meteorológica não sabe muito por onde anda, este ano coido que chegou o dia 1 de março; pensardes que se pode tomar em serio esse baile de datas sem sentido? Nos seguimos para celebrar os Capítulos nos solstícios e equinócios reconhecidos em centos de anos observado inicialmente polo grego Erastóstenes alá polo ano 236ª a.c. e que nos levam a + ou – os 21 de março, junho, setembro e dezembro. Assim que em 15 dias, equinócio de primavera e no sábado seguinte, seguindo igualmente nossa tradição irmandinha, o Capítulo correspondente a esta Irmandade. E esse é o motivo de este comunicado, por que o Supremo Sanedrim, seguindo o ritual

CONVOCA a todos os irmandinhos para celebrar O CAPITULO DE PRIMAVERA na muito ilustre e cantada vila de CAMBADOS, atos que decorreram no seu Parador no dia 23 (VINTETRES) de este mês de MARÇO no que andamos. Aos que igualmente convida ás confrarias vinícolas e enogastronómicas de aquém e além Minho, com especial atenção as gemeadas Confraria do Vinho Verde e Panela ao Lume.

E já saberdes, também como é tradicional:
De 11’30 a 12 h. chegada ao Parador, reencontros, saudos, parabéns e comentários dos quatro meses passados sem reuniões. ADVERTENÇA: Por ficar completo o alojamento do Parador não poderemos utilizar seu aparcamento, polo que aconselhamos deixar os automóveis nos aparcamentos públicos próximos em r/Valle Inclán, 17, ou bem, seguindo a linha de costa, em r/Galicia, 14 ou Alameda de S. Tomé.19.

Ás 12 h. começo da CATA COMENTADA, para a que o Sanedrim optou por incluir vinhos de adegas da comarca exclusiva de Cambados, tanto brancos como tintos. No ato contaremos com dados correspondentes a cada um dos vinhos a catar e agora adianto que serão os seguintes:

-Brancos: 1. “Lagar da Costa Tradición 2020” da Adega Lagar de Costa.- 2. “Terras de Asorei, Seleccion privada” da Adega “terras de Asorei.- 3. “Cinco Islas, albariño selección” de Adegas Chaves.
-Tintos: 1. “La Capitana, Espadeiro”, de Adega La Capitana.- 2. “Aliaxa tinto 2021”, de Adegas Fulcro.
Como os dous tintos a catar e o tinto para aperitivo e almoço participam da caste espadeiro, teremos uma sumilier que nos ilustrará sobre a recuperação de este tinto até há pouco praticamente desaparecido.

Cata e comentários até as
13’30 h. no Salão da chimeneia, teremos uma lembrança aos irmandinhos no além e aos falecidos no passado ano. Informe sobre a boa saúde da Irmandade e ladainha. Neste Capítulo, em principio, não entronizaremos novos irmandinhos.
13’45 h. Aperitivo no pátio do Parador, se o tempo o permite, abundante como sempre em Paradores, consistente em: 1. Empanada de atum. 2. brandada de bacalhau em cone, 3. Tosta de jamom com foie. 4. Profiterois de queijo São Simão da Costa (DOP), 5. croquetes caseiras, 6. pastel de lacom com grelos, 7. pão bao com carrilheira ibérica, 8. calamares fritos, 9.verdura em tempera e 10. zamburrinhas ao forno. Veremos possibilidade de um par de ostras. Depois de papear, beber e falar passamos a
15 h. Almoço, no comedor principal do Parador, com a seguinte ementa:: 1. Gratinado de vieiras.- 2. Sorvete.- 3. Sargo ao forno com patacas panadera, pimentos e cebola.- 4 Degustação de sobremesas caseiras (filhoa de maça, camitas de creme, e tarte de amêndoa). Aguas minerais, refrescos e café.
Os vinhos para o aperitivo e almoço serão o tinto Espadeiro de La Capitana e o branco alvarinho também da adega La Capitana.

Não temos contratado música, mas alguém cantará e tocará instrumentos de corda.

Quando nos cansemos poderemos ir em paz, a modinho, pensando nas imediatas Férias de Pascoa e que para junho teremos o Capítulo correspondente ao Solstício de verão.

Até dia 23, cumprimentos báquicos e dionisíacos do Sanedrim e meus.

Nemésio Barxa.- Preboste da Irmandade dos Vinhos Galegos.