Xuntança Pazo de Ulloa - Cambados, 16 de Junho de 2018

Caros Irmandinhos, muito dilecta Confraria irmá do Vinho Verde, caros confrades de Confrarias vinícolas amigas ou enogastronómicas de aquem e alem Minho, vai chegando o verão. Quem o diría! Mas as datas resultam impiedosas e inamoviveis. Temos no horizonte, a muitos poucos días, o solsticio de verão e com sua chegada o nosso compromiso estatutario de juntarnos.

O Sanedrim, depois de gestões varias para o melhor resultado do encontro, celebrou seu cónclave para pôr em común todo o recolhido e orgaizar o evento, decidindo

CONVOCAR A CELEBRAÇÃO DO CAPÍTULO CORRESPONDENTE AO SOLSTICIO DE VERÃO PARA O DIA DEZASSEIS DO MES DE JUNHO NO QUE ANDAMOS, NO PAZO DE ULLOA, EM CAMBADOS.

Temos pactado que vai fazer bom dia, que os vinhos a catar som excelentes e que a comida será digna da reunião, subsidiada em dous tercios com cargo a remanente económica da Irmandade.

Encorajamos-vos de que sejamos legião os assistentes. Contamos com todos.

O programa na sua estrutura é o acostumado:

Até as 12 horas na Galiza, 11 h. em Portugal, chegada dos assistentes, saudos, encontros e reencontros. Podedes utilizar para parqueamento o espaço lindante com o Pazo da Capitana, imediato ao de Ulloa.
= 12 horas. Cata comentada na que apresentaremos os seguintes vinhos:
Brancos:
Chanselus- Adega Bernardo Estévez. D.O. Ribeiro.
O Soro. Adega Arane-Rafael Palacios. D.O. Valdeorras.
Pazo de Señorans. Selección añada- Adega Pazo de Señorans. D.O. Rias Baixas.
Tintos:
Algeira Merenzao. Adegas Algeira. D.O. Ribeira Sacra.
Ladairo Barrica.- Adega Ladairo. D.O. Monterrei.
= 13 horas. Na capela do Pazo, responso/lembranza por nossos irmandinhos no alem.
= 13’30 horas. Nos jardins do Pazo, aperitivo servido polo Hostal San Marcos no que degustaremos: culherilhas do mar; melão com presunto; petit salpicão de mariscos; vasinho de cecina com queijo de cabra e maça; tosta de tartar de tomate com anchoa; tosta de segredo com pimento piquilho, maça e molho de mango e albahaca; gambas em molho chily doce; sobrasada com ovos de codorniz; tempura de mariscos; mini rolinhos primavera; cogumelos recehios; taboa de queijos galegos; empanada de chouriço com mexilão; pementos de Padron; e croquetas caseiras. Por se ainda nos queda fame, ás
= 14’30 h. Passamos ao Salão para o almoço, consistente em:
1. Ostras.- 2. Centolo da Ria.- 3. Lombo de pescada em molho verde com amêijoas, patacas inglesas e fagot de cenoura.
Sobremesa especial San Marcos.
Vinhos branco albarinho A Capitana e tinto espadeiro.
Cafes, infusões, agua mineral e chupitos.

Podemos prometer e prometemos que esta vez sim haverá músicos e música, propia e de profesores convidados.

Preço por pessoa para os asistentes será de 35 €, resto do preço de comida e vinhos a catar (pois ainda que algum adegueiro nos obsequia os vinos da cata e incluso em outras ocasões o vinho da comida, outros cobram) será achega da Irmandade. No anterior cónclave ja se nos informou polo Síndico de que existindo um remanente ou saldo positivo em Banco e resultando insuficiente para programarlhe umas ferias ao Sanedrím, considerava aplícalo a subsidiar uma reunão, no que alcanzase o saldo positivo, proposta aclamada por todos e que aquí ejecutamos. Contribue ao ágape aportando gratuitamente parte das ostras e as instalações do Pazo o irmandinho Manuel Daporta. Obrigadinhos Nolo polo teu contributo e polo teu asesoramento e ajuda para chegar a bom fim neste festejo.

E aquí remato. Pode que me houvera atrasado um bocadinho em convocar. Desculpas. Mas agora tenho que pider celeridade no anotamento, pois os do Restaurante que serve a comida requirem ter para a sexta o número mais aproximado posivel de assistentes. Tratar-ei de demorara até segunda o número de anotados, mas vai resultar muito dificil depois de esa data modificar os inscritos.

Agardamos-vos. A todos.

Saudações báquicas e dionisiacas de vosso

Nemésio Barxa.
Preboste da Irmandade dos Vinhos Galegos.